segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rissois de bacalhau

Ontem fiz também rissois de bacalhau. nunca tinha feito mas ficaram muito bons!


Foto: Servidos de Rissolinhos de Bacalhau!!! ((*_~))

Ingredientes

(Recheio)
  •  1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 30g de farinha
  • 1/4 de chávena de leite
  • 1/4 de  chavena de água da cozedura do bacalhau 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 colheres de sopa de marisco (pó) 
  • 2 postas de bacalhau (cozido e e sem peles e espinhas)
  • alguns pés de salsa picada
  • pimenta q.b.

Massa de rissois

  • 1 chávena de água
  • 1 chávena de leite
  • 2 chávenas de farinha
  • 60gr de manteiga

Confecção

Num tacho coloque o leite, a água, a margarina , uma pitada de sal, quando começar a ferver, retire do lume e adicione a farinha de uma só vez, mexa bem e leve ao lume outra vez, mexendo sempre até formar uma bola com a massa, e descolar do fundo do tacho. Reserve.   Recheio   Num tacho com a margarina refoque a cebola e o dente de alho ate ficar transparente, junte a farinha e envolva bem, depois junte a agua de cozer o bacalhau e o leite ate dissolver a mistura anterior, acrescente a sopa de marisco, e junte o bacalhau, mexa e tempere a gosto.   Estenda a massa reservada numa bancada polvilhada com farinha, e vá colocando colheres do recheio formando os rissóis, de seguida pincele-os com o ovo, passe pelo pão ralado e é só fritar.

Nada dificil! ((*_*))

Doce de Abóbora com Canela e Nozes

O J comprou um abóbora enorme, porque gosta muito de abobora na sopa, e como era muito grande decidi fazer doce de abóbora, ja tinha feito, mas desta vez decidi pelo pó de canela, e adoramos.




Ingredientes
Abóbora (1,5 Kg neste caso) deu 4 frascos
Açucar
1 pau de canela
1 colher de chá ou de sopa conforme a quantidade canela em pó (ocional)
Nozes


Confecção

Entáo fiz assim, deposi de descascada e limpa, coreti-a aos bocadinhos pequenos, e coloquyei-a num recipiente, cobri a abóbora com açucar, eu não peso para este doce, fica a bóbora bem coberta de açucar por umas horas, eu deixei 4 horas, nesse tempo ela vai largando água e ficando mas molinha, depois foi a cozer em lume brando conforme estava no recipiente, coloquei 1 pau de canela, sumo de uma laranja e uma colher de canela em pó, e ficou a cozer durande uma hora.

Quando ja frio o doce juntei as nozes partinhas e coloquei-o nos frascos previamente escaldados, deposi de fechados virei-os ao contrário para os frascos criarem vácuo e durarem assim mais tempo.

E está feito, fácil. barato e muito saboroso!

Este doce é muito bom, com requeijão, tostinhas e ate a colherinha, eheheheh

Nhamm nhammm..... ((*_~))

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Massa à Bolanhesa



Ingredientes

250g de carne picada (4 doses)
Polpa de tomate qb
Vinho branco (opcional)
1/2 Knorr
Sal
noz moscada (opcional)
Pimenta
Cebola
Alho

Massa esparguete


Confecção

A massa a cozer em bastante água com um pouquinho de sal.

Fazer um refogado em azeite com cebola e alho  picado, quando transparente juntar a carne picada, temperar com sal, pimenta e nos moscada, envolver tudo muito bem e juntar um pouquinho de vinho branco e o knorr, deixar estar em lume brando 20 minutos.

Quando a massa estiver cozida (10 minutos) passar por água fria, escorrer bema água e junta-la no refogado da carne, envolver tudo com 2 garfos e já está. Polvilhei com um pouco de salsa picada já nos pratos.

Boa! nham nham ((*_~))



terça-feira, 8 de maio de 2012

Almoço de Aniversário da S.

No dia 25 de Abril a S fez mais um aniversário, nesse dia feriado não deu para ela vir a casa, mas no Domingo seguinte fiz um almocinho de aniversário só para a família, simples, barato e bom, eheheh

O menu foi o seguinte:

- Entradas: Tostas com queijo mozarela
- Almoço: Costela assada no forno, arroz branco e salda de alface;
- Sobremesa: Doce de Ananás e Morangos / Bolo de Aniversário.
- Café


 Pode ser feito com pão seco, ou cacete. Partir em fatias a gosto, barrar com manteiga, polvilhar com alho em pó, por cima uma rodela de tomate, e cobrir com 1/3 de uma fatia de queijo mozarela, polvilhar com oregãos e levar ao forno ate o queijinho derreter. (não tive tempo sequer de tirar fotos quando já estavam gratinadas, ehehehe)


 

Num recipiente colocar o conteúdo de uma lata de ananás (ananás cortado aos bocados e a calda) juntar 2 pudins em pó de baunilha, passar tudo com a varinha, levar ao lume médio ate engrossar, depois levar a gelar ao frigorífico +/- 1 hora, e seguidamente bater 2 pacotes de natas bem batidas, colocar por cima do preparado anterior e volta ao frio.



Ingredientes

Massa (Fiz 2 tabuleiros e recheei)
 
- 5 ovos (claras em neve)
- 100 g de manteiga ou margarina
- 2 chávenas (chá) de açúcar
- 1 chávenas (chá) de chocolate em pó 
 - 1 1/2 chávena (chá) de leite
- 3 chávena(chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
  
Cobertura e Recheio
- 8 colheres de sopa de chocolate em pó
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 4 colheres de sopa de leite

Modo de Preparo

Para a massa, bata na batedeira as gemas com a manteiga e o açúcar. Acrescente, aos poucos, alternadamente o chocolate, o leite e a farinha de trigo. Bata bem.

Adicione o fermento em pó e bata só um pouco, apenas para misturar. Depois, com a colher misturei as calras bem devagar, fica um bolo mais fofo. Coloquei a massa em forma untada e enfarinhada. Levei ao forno pré-aquecido, à 180ºC


Cobertura

Numa panela, misturei todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo ate engrossar. Depois do bolo feito deixei arrefecer e barreio com a respectiva cobertura. Como não tinha nada para enfeitar, coloquei um pouco da massa da cobertura num saco de plástico e fiz um furo numa das pontas e escrevi Parabéns, só que ficou tudo muito escuro e então comprei gomas para dar um arzinho de festa.



terça-feira, 17 de abril de 2012

Bola de Carnes




Ingredientes
1 Chávena de óleo mal cheia
1 Chávena de Leite
3 Chávenas de farinha
5 ovos
2 Colheres de sobremesa de fermento em pó
Bacon e chouriço vermelho, que pode ser substituído por fiambre, frango que sobrou ou outras carnes.

Confecção
Juntei o óleo com os ovos, depois fui juntando a farinha e o leite aos poucos, por fim o fermento. Verti metade da massa para a forma acrescentei as carnes, depois verti a outra parte e foi ao forno em forma  barrada com manteiga porque eu quis experimentar até estar cozido, fiz o teste do palito. 

Estava fofinha e muito saborosa!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Empadão de Alheira


Hoje o jantar era só para mim e o meu pai, nunca sei o que fazer, penso, penso e até casa há-de ocorrer alguma coisa, depois abre-se o frigorífico, a arca e é sempre a mesma coisa. Alheiras, tenho sempre alheiras porque o J.vai muitas vezes a Mirandela e vem sempre com a saquinha. Já se fez massa com alheira, alheira a Brás, alheira com massa folhada, falta o empadão de alheira. E foi isso que fiz. Barato, rápido e bom, para quem gostar de alheira.

Ingredientes

2 alheiras
1 saqueta de puré, porque tinha em casa.
grelos ou espinafres
alho
azeite
1 ovo para pincelar o puré (para quem quiser eu gosto de ver a travessa bonita)

Confecção

O puré fiz como indicava na embalagem, uma saqueta, 1/5 l de água quente, 1 colher de manteiga, sal, pimenta e noz moscada,1/4 l de leite frio).


Num tacho com azeite e alho já um pouco transparente, juntei os grelos (que eram pouquinho) já cozidos e bem escorridos e alheira desfeita, deixei estar um pouquinho a ganhar gosto e envolvi tudo.


Num pirex dispus uma camada de puré outra de alheira e outra de puré. Pincelei com ovo batido e foi ao forno ate ficar douradinha. (+- 25 min)

Deu 4 doses.

terça-feira, 13 de março de 2012

Peitos de Frango Recheados


Hoje vi uma receita na net que me pareceu bem apetitosa e muito fácil. E como não sabia oq ueia fazer para o jantar aproveitei logo a ideia.


Ingredientes

2 peitos de frango
4 fatias de queijo
pimenta
sal
alho
azeite
colura
vinho

Confecção

Abrir os peitos de frango e rechear com o queijo (2 fatias para cada peito) fechar e enrola-lo com fio de cozinha ou palitos. num recipiente tempera-los com todos os ingredientes acima e deixa-los estar a marinar 20 ou 30 minutos.

Numa frigideira com azeite e alho coloca-los e ir virando ate ganhar cor, juntando a marinada, e não em lume muito forte para cozerem bem por dentro.

Servi com arroz e salada.

Nota: estes dois peitos de frango eram grandes deu para mim e para o meu pai, e ainda sobrou para uma refeição para mim.

Ficaram muito bons!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bolo Rápido de Chocolate


Ingredientes

1 chávena de leite norno
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
2 colheres (chá) de fermento
1/2 chavena de oleo
1 chávena de chocolate em pó
3 ovos

Creme

1/2 l de leite
2colheres de sobremesa de maizena
côco qb
2 colheres de açucar
1 casca de limão
1 gema de ovo

Confecção

Para o bolo

Juntar todos os ingrediente, e bater muito bem o preparado, levar ao formo em tabuleiro untado com manteiga.

Creme

Juntar leite, farinha , açúcar e gema de ovo, juntar tudo com a varinha elevar ao lume mexendo sempre até ficar um creminho grosso e ferver. Quando o bolo estiver morno barra-lo todo com este creme e polvilhar com bastante coco.

Muito bom e rápido e dá um bolo bom para quando temos gente em casa fica enorme.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trança de Massa Folhada com Frango


Ingredientes

1 placa de Masa folhada de 250 g
1peito de frango grande
2 cenouras
Cogumelos porque tinha a lata aberta
1cebola
1 Knorr
Sal
Pimenta
Colorau

Confecção

Num tacho com azeite e cebola quando transparente põe-se o peito de frango cortado aos bocadinhos pequenos a refogar, acrescenta-se um pouco de agua na primeira fervura juntar a cenoura cortada aos quadradinhos pequeninos,e deixar refogar com pouco molho.

Estende-se a massa, e divide-se em 3 partes iguais, as laterais são cortadas em tiras na diagonal, no centro espalha-se o frango já estufado depois começa-se a fazer a trança com um ponta e outra assim sucessivamente.

Acompanha arroz ou salada.


Ah Fiz 2 porque éramos 5 e todos repetem, ehehehe

Boptimo!!!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Salsichas em Couve Lombarda


Infredientes

Couve Lombarda
Salsichas frescas
Cebola
Azeite
Alho
Sal
Pimenta
Polpa de tomate
1 caldo Knorr (facultativo)
Água e um pouco de vinho branco

Confecção
Separar as folhas maiores da couve escalda-las em água bem quente, dispor em cada folha uma salsicha fresca,enrolar e prender com palitos.

Fazer um refogado com azeite cebola e alho acrescentar com um pouco de agua e vinho e o tomate,  quando ferver juntar as couvitas com as salsichas, deixar estufar lentamente.Muito rápido e mt bommmmm. Servi com arroz branco.

Paezinhos com chouriço

Agora de Inverno sabem bem alguns petisco e em casa ao Domingos de tarde as veses apetece uma coisinha diferente, principalmente se vamos ter alguém em casa a lanchar.

Estes paezinhos são fáceis e baratos,alias como tudo que faço, com esta crise,tem que ser,eheheh

Ingredientes

400 g farinha
1 colher de fermento
125g demanteiga
 2 ovos
1/2 chávena de leite
1 chouriço de colorau
1 gema
1 pitada de sal



Confecção
Misture a farinha com o fermento,  uma pitada de sal , seguindo-se a manteiga os ovos e o leite.

Se estiver a pegar nas mãos ponha mais um pouco de farinha ate descolar bem. bater varias vezes a massa ate ficar moldável.

Corte o chouriço em rodelas. Passe as mãos por farinha, retire um pouco de massa já pronta e tenda pequenas bolas, pincele com gema de ovo batida e vai ao forno ate ficarem douradas.

Bom lanche! ((*_~))

Pernil Assado no Forno



Ingredientes

Pernil
batatas
Vinho
Cebola
Colurau
Pimenta
Azeite
Batatas

Confecção

Num tacho com azeite estala-se um pouco dentes de alho e cebola as rodelas muito finas, quando transparente a cebola e o alho põe-se o pernil partido aos bocados (pedi no talho para partirem em pequenos bocados) depois tempera-se como qualquer carne de porco, vinho, sal, pimenta, colorau e deixa-se estufar lentamente, quando estufado passa-se para uma assadeira e juntam-se as batatas partidas em meias luas e vai ao forno, até assar as batatas.

Muito Bom!

Polvo Fingido


Ingredientes

Cabeça de pota (parece polvo e é muito mais barato)
Batatas
Grelos
Azeite
Alho
Pimenta

Confecção

Cozer a pota que tal como o polvo leva algum tempo a cozer, partir em bocados generosos depois de cozido,  a seguir cozem-se as batatas aos quadrados. Num tacho com azeite, alho depois de estalado, colorau e pimenta, juntar o polvo já cozido,deixar estar a tomar o gosto e ganhar cor. As batatas quando cozidas passar na fritadeira ou numa sertã (frigideira) para alourarem. Serve.se com grelos ou legumes salteados.

Supimpa,eheheh ((*_~))
Bom e uma maneira diferente de fazer o polvo, neste caso pota.

Bacalhau Escondido

Ingredientes

Batatas
Bacalhau
Broa de milho
Alho
Azeite

Confecção

Cozer as batas aos quadrados, e o bacalhau, depois de cozidas dispor num pirex ou assadeira depende da quantidade, e o bacalhau depois de limpo de peles e espinhas espalha-lho às lascas por cima das batatas.

Esfarelar a broa, e ferver uma boa quantidade de azeite com alho, depois espalhar a broa no preparado anterior e regar com o azeite fervido.

E já está, ficou óptimo ((*_*))