sábado, 9 de outubro de 2010

Filetes de Peixe Panga



 Aqui em casa somos apreciadores de peixe,  e hoje na porta da peixaria vi um letreiro que dizia "Filetes de Panga - 2.95 €, bem nunca tinha ouvido falar em peixe panga, e suscitou-me curiosidade, perguntei a empregada que peixe era o panga, mas ela pouco sabia sobre o dito, a nao ser que era muito vendido e dava uns filetes se bem temperados, óptimos. Comprei!

Mas cheguei a casa e fui informa-me sobre esse peixe. E então quando começei a ver o que escreviam fiquei baralhada, uns falavam mal, outros bem e outros tal  como eu nem conheciam o peixe.

Mas depois pensei, se esta a venda e porque se pode vender, se vendem ´´e porque podemos comprar, e se podemos comprar e porque podemos comer.

 Nao temos nos a ASAE??

 Os alimentos que consumimos não são controlados?

Bem a DECO diz:

"Não encontrámos metais pesados nem resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Verificámos não haver problemas associados ao seu consumo. Porém, estamos atentos.
Originário do Delta do Mekong, no Vietname, o peixe panga ou gato, nomes comuns dados à espécie Pangasius hypophthalmus, produzido em aquicultura, é vendido fresco e ultra congelado, em filetes. O preço por quilo das amostras testadas varia entre 3,38 e 5,98 euros.
Quase sem espinhas e de gosto neutro, é aconselhado, devido à textura, para cozinhados em wok, panados e cozidos."

Depois do que li, estou convencida que não passaram de boatos e alarmismos.

Na verdade fiz os filetes assim:

Ingredientes

3 filetes de panga (dao 6 filetes)
Alho em pó
Sal
1 limao grande


Confecção

Temperei-os com os ingredientes acima referidos, e estiveram 3 horas neste tempero, passei-os por ovo e farinha e fritei em óleo bem quente.

Oh pr´a eles tão lindos!!!!


Servi com salada russa.