domingo, 30 de janeiro de 2011

Febras de Porco Escondidas

Outra receita rápida e económica.


Ingredientes

Febras
Batatas
Colorau
Pimenta
Vinho
Alhos
Sal
Margarina

Confecçao

No fundo de uma assadeira por alho picadinho,sal e colorau e um pouquinho de vinho branco, por cima dispor as febras forrando o fundo da assadeira, temperar da mesma maneira, e tapar com as batatas cortadas as rodelas grossinhas voltar a temperar espalhar nozinhas de manteiga e ir ao forno ate vermos que esta assado.

As febras ficam tenrinhas e muito saborosas desta forma,.

Crepes de Chocolate e Maça

Agora não quero outra, ehehehe, e crepes e crepes, mas estes são docinhos, e como e sojuntar farinha e agua e fácil e barato, rsrsrs




Apetecia-me rechear os crepes e fazê-los para sobremesa, mas não tinha nada de muito bom para os rechear, pensei no colacao e maça,a S. disse que comia no Mac Donald's uns recheados de maça que eram "assim e assado" e acho que cheguei próximo, disse ela que ficam assim mas teem mais molhinho, na próxima ja sei e acrescento.

Então a massa de crepes esta em baixo numa receita.
Recheio de chocolate

3 colheres de colacao
1 cheia de manteiga
2 colheres de leite

Mexi tudo ate derreter o chocolate e recheei os crepes.

Recheio de maça
Sumo de 1/2 limão grande ou 1 pequeno
2 maças cortadas aos gomos fininhos
2 colheres de agua
canela


Numa frigideira anti-aderente espremi sumo de 1/2 limao grande, juntei os gomos da maça bem fininha,juntei agua e polvilhei com canela. deixei estar ali a cozer lentamente. Quando cozidinho recheei os outros crepes.



Deu 7 crepes 4 de chocolate e 3 de maça.




Arroz de Marisco Pobre

A S., veio passar o fim de semana a casa e vinha com desejos de arroz de marisco, e claro que só podia fazê-lo com marisco congelado e fiz, fácil, pratico e barato.


Ingredientes

1 embagem de marisco congelado
3 mãos de arroz (quando faço arroz malandrinho ponho sempre uma mão por pessoa e uma para os gulosos
1 cebolinha
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de sopa de marisco
Agua qb
Pimenta ou piri-piri se gostarmos

Confecçao

Fazer um refogado de cebola e azeite, deixar lourinho acrescentar agua  e quando ferver junto a polpa de tomate, tempero de sal e acrescento novamente com agua, desfaço as colheres de sopa de marisco em agua morna e acrescento quando voltar a ferver junto o marisco ja lavado, menos os camarões e as delicias, e a seguir o arroz, certifico se fica uma caldinha boa, quando o arroz estiver quase cozido junto o camarão e as delicias, tempero e deixo levantar fervura e coze em lume médio.

Comemos e da para ela levar uma refeição.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Arroz no Micro-ondas

Sobraram crepes e entao trouxe para almoço e dividi com a M. que costuma almoçar comigo no escritorio. Mas estava aqui a pensar que se calhar iamos ficar com fomita 3 crepes sem mais nada, nem alface. Depois lembrei-me de que um arrozinho ia bem, mas não temos fogão, só o micro-ondas onde aquecemos as refeições, entao dei um pulinho á net e vi varias receitas, vai ser mesmo isso, falei com a M.  compramos 1 Kg de arroz e toca a fazer. Tinhamos a tigela da sopa e chavenas de cafe para medidas.

Estava bom que se farta! ehehehehe a C. que nao costuma almoçar connosco mas hoje almoçou provou e achou muito bom e até a F. a filha linda dela provou! Enfim foi uma festa de arroz hoje ao almoço ((*_~))



Ingredientes

3 chavenas de café expresso de arroz
6 chavenas de água
Sal qb
1 dente de alho partidinho
1 colher de cafe de manteiga (do Gomes, ehehehe)

Confecção

No recipiente colocar a água e ir ao micro-ondas na potencia máxima 8 minutos, quando esta a ferver a água com cuidado e esperando uns segundos tiramos para fora e acrescentamos o arroz, o alho, o sal e a manteiga, mexemos bem e voltou ao micro-ondas mais 10 minutos, depois deixamos estra mais 5 min de porta fechada e arrefecer um pouco.

E já tá Oh pra ele tão lindo e tão bom!!!!! ehehehehe

Crepes de legumes

Hoje experimentei os crepes, a massa nada tem a  ver com a que tenho visto na net, mas aprendi com uma senhora ha muitos anos e as veses faço-os com chocolate derretido.



Ingredientes

Massa dos crepes
200 gramas de farinha
4 dl de água
1 pitada de sal
2 colheres de olio

Recheio (o que tivermos em casa)
Couve branca
Broculo
Cenoura
Cebola
Alho
Azeite

Confecção

A massa do crepe  pode ser feita de muita maneira, mas eu acho que para salgados esta e muito boa.

Juntei todos os ingredientes e vi se ao passar a colher de pau no fundo do recipiente (largo) fazia estrada com a colher de pau, penso que assim ficamos com a certeza que esta boa.

Numa frigideira anti-aderente do tamanho de um prato de refeição passei vaqueiro no fundo, e coloquei uma conha de massa que fui espalhando ate cobrir o fundo da frigideira, dourei dos dois lados e fiz assim ate acabar a massa.


Recheio

Saltei os legumes como gosto tanto de fazer em cebola e alho e azeite, so que a cebola desta vez foi as rodelas fininhas.

Recheei os crepes, prendi com 1 palito e levei a fritar em pouco olio. Ficaram estaladiços e muito bons.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alheira de outra maneira

Hoje foi alheira, o J. trouxe de Mirandela algumas, mas apetecia-me fazê-las de outra maneira andei a pesquisar na net e vi  alheira a Brás. Porque não? Se não gostamos não se faz mais e pronto!




Ingredientes

1 alheira
2 ovos
batata palha (1 saco pequeno)
cebola qb
alho
olio

Confecçao


Num tacho com olio refoguei a cebola e alho ate ficar transparente, tirei a pele a alheira e partia-a aos bocadinhos e deixei alourar um pouco, a parte bati os ovos, e temperei com sal e pimenta, juntei as batatas no refogado e os ovos batidos, envolvi  tudo e deixei cozer um pouco o ovo. Prontinho!

Peixe cozido com legumes

E sempre a mesma coisa quando não  deixo nata destinado para o jantar, mas qualquer coisa se arranja. Tinha uma pescada que não era muito grande congelada no máximo dava 3 postas para cozer, descongelei em agua mudando-a muitas veses para ser mais rápido porque e eu não gosto muito de descongelar no micro-ondas, enquanto descongelava, fui arranjar um resto de couve branca, descascar batatas e cenoura, lavar o ovos e por a panela ao lume, etc

Cozi normalmente, mas apeteceu-me dar um ar diferente ao prato.



Ingredientes

Batatas qb
1 pescada pequena congelada
1 cenoura
1/2 couve branca
1 ovo
1/2 cebola
Azeitonas qb


Confecçao


Na agua a ferver coloquei as batatas e a cenoura partida em 4, o ovo e a couve, quando estava quase tudo cozido coloquei as postas da pescada.

Depois de tudo cozido, parti as batatas e os legumes aos quadradinhos dispus no pirex, tirei as espinhas e a pele ao peixe, desfiei-o em lascas, e juntei ao no pirex, piquei cebola e pus por cima , temperei com azeite e ficou bom e diferente. Ou seja e sempre a mesma coisa, mas o aspecto tb conta, rsrsrs

Cobertura de Chocolate

Comprei aqui  numa confeitaria 2 mil folhas como eram grandes (quando falo grandes e mesmo grandes) deu para partir em 4. Para ficarem mais bonitos, lembrei-me de fazer uma cobertura de chocolates foram um pouco ao frigorífico, e não e que ficou bom? eheheh



Ingredientes

2 mil folhas
3 colheres cheias de colacao
2 colheres rasas de manteiga
1 colher de sopa de agua


Confecção

Juntar todos os ingredientes num tachinho ao lume ate se misturarem bem e derreter o chocolate e a manteiga, tirar do lume e regar os mil folhas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Patinhas de Frango



Ha muito tempo cá em casa pediram para fazer patinhas de frango como petisco, mas quando vou ao talho nunca gosto do aspecto e então não trago, hoje elas estavam a olhar para mim e lindas e limpinhas, chegou a hora de fazer as ditas!

Ingredientes

1 kg de patinhas de frango
1 cebola grande
Óleo qb
1/2 Knorr
1/2 chávena de polpa de tomate
1 cerveja
Piri-piri



Confecção


Cortam-se cebolas as rodelas e põe-se num tacho com óleo, deixa-se ficar transparente e acrescenta-se a polpa de tomate, um pouco cerveja e um pouco de agua, quando ferver põe-se as patinhas e tempera-se com sal e piri-piri, deixa.se cozinhar lentamente e vai-se acrescentando a cerveja e um pouco de agua, mas muito pouco porque este molhinho tem que ficar grossinho.

E já ta!!! ((*_~))

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Couve Flor com Morcela

Hoje fiz couve-flor com morcela.




Ingredientes

1 couve flor
1 morcela

Molho
1/2 litro de leite
2 colheres desobremesa de farinha
1 colher de manteiga
sal e pimenta

Cozi a couve-flor e escorri bem a água. a parte fiz o molho em cru passei pela varinha e levei a ferver ao lume.

Dispus a couve num pirex e cobri com o molho branco enfeitei com rodelas de morcela. e foi ao forno a gratinar durante 20 minutos, tempo de assar a morcela.

E... que bommmm!!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Penca refogada com broa

Ontem deram-me pencas, como eram muitas deu para fazer uma sopinha e inventar na cozinha. Ia fazer filetes de bacalhau e lembrei de fazer como acompanhamento alguma coisa com as pencas.

Ingredientes

3 pencas pequeninas ou 1 grande
1 dente de alho
1 cebola apequena
Miolo de broa
Azeite qb

Confecção 
Piquei o alho e a cebola  num tacho com azeite e deixei em lume ate ficarem transparentes, juntei a couve previamente cozida e partidinha, envolvi no tacho e temperei com sal e pimenta, esfarelei um pouco de broa que tinha sobrado de ontem e refoguei mais um pouco.


E Voila! 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Francesinha /Portuguesinha

Diz-se que a francesinha foi uma invenção dos anos 1960. Daniel da Silva, um emigrante retornado de França, tentou adaptar o croque-monsieur (e uma espécie de tosta com queijo) para o gosto Português. Outras versões da Francesinha data do século 19. É um prato muito popular no Porto e é conotado com a cidade, embora às vezes possa ser encontrada em outro lugar em Portugal. Muitas vezes, é uma refeição ritual para alguns que vão comer uma vez por semana ou sempre que se reúnem com os amigos antes ou depois de assistir a uma partida de futebol (o FC Porto, Boavista, Salgueiros, ...)

Sabemos, e quem e apreciador de Francesinha que o molho e fundamental. mas as carnes também fazem a diferença, uma linguiça e salsicha fresca, o bife, o queijo e fiambre de boa qualidade fazem uma francesinha melhor.

Esta explicação (e copiadinha da net) deve-se ao facto de eu ir alterar a verdadeira francesinha, por isso vou chamar-lhe portuguesinha, rsrs

Hoje quis fazer uma surpresa cá em casa, eu começo a pensar cedo quando quero fazer surpresas, assim planeio e organizo para que não falte nada.

Fui ao talho e comprei:

2 bifes (ou febras)
2 linguiças frescas
2 salsichas frescas
4 fatias de queijo
2 fatias de fiambre

Fui a padaria que habitualmente frequento

e porque não me estava nada apetecer comprar um pão de forma, pedi para me venderem 4 fatias de pão do que usam para as torradas.

O Molho (aprendi com a empregada de um cafezinho que também frequento,  adoro as francesinhas desse café e não fazia a mínima ideia que se podia fazer assim um molho de francesinha) vejamos:

2 batatas
1 cenoura grande
1 cebola media
meia cerveja
1/3 de sopa de rabo de boi
piri-piri


Numa panelinha vai a cozer as batatas, cenoura e cebola, como se fosse um puré para a sopa, depois de cozido passa-se com a varinha magica, a parte desfaz-se a sopa de rabo de boi na meia cerveja e junta-se ao puré da panelinha deixamos ferver e temperamos com sal e piri-piri (aqui nesta fase fica ao gosto de cada um, podem juntar varias bebidas se tiverem, eu gosto assim). Esta quantidade da para mais do que 2 francesinhas, mas nada se estraga, o que sobrou levei ao congelador numa caixa de gelado e nas próximas já está feito ((*_~)).


Enquanto o molho fazia, grelhei no fogão as linguiças, a salsichas e as febras

depois de grelhados, recheei as fatias de pão-de-forma com 1 linguiça e 1 salsicha aberta, a febra, 1 fatia de queijo e uma de fiambre, e prensei um pouco no grelhador eléctrico.

Depois de bem prensado, cobri com fatias de queijo a gosto

Quando o queijo derreteu mais um pouco, passei para um prato fundo e cobri com o molho bem quentinho.


Servi com batatas fritas e foi uma surpresa alem de agradável, saborosissima.

Nham..Nham....

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tarte de Atum com Pimento

Ja que estou com a mao na massa, vou postar aqui a tarte de Atum que fiz no Ano Novo



Ingredientes para a  Base

200 g farinha
100 g margarina
1 ovo

ou
Comprar a base, esta foi com base comprada, porque já estava farta de cozinhar, ehehe

1 base de massa quebrada (há quem faça com massa folhada, mas esta tarte já tem gordura do atum e eu prefiro-a mais seca)
 

Recheio
 1 cebola
1/2 Pimento vermelho cortadinho 
3 latas de atum
 
3 ovos batidos
 
1/2 pacote de natas
Salsa cortadinha

Confecção

Massa de base:
Misturar a farinha com o ovo e a manteiga derretida, molda-la e deixar arrefecer, estendel-a com o rolo e forrar a tarteira (muito fácil e para mim muito boa)

Recheio:
Refoga-se a cebola e o pimento com o azeite, junta-se o atum escorrido e deixa-se apurar um pouco. 
Rectificar de sal, deixar arrefecer um pouco e há parte bater os ovos com as natas, junta-se ao refogado, e recheia-se a massa que previamente forrou a tarteira.

Vai a cozer em forno pré-aquecido a 180C. cerca de 40 minutos.

PS: em relação a estas tartes que todos nós fazemos, o melhor mesmo e fazer os recheios com o que temos em casa, esta tem atum, mas podíamos misturar qualquer coisa do mar por exemplo, delicias, camarão descascado, o que tivermos e que as veses nem dá para fazer uma refeição mas que sobrou!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Bolo Preto e Branco



Como tinha o forno quente, e nem bolachinhas ha na despensa, porque nao fui as compras este fim de semana, fiz um bolinho.

Ingredientes

2 copos de açucar
3 copos de farinha
4 ovos
1 colher de cha de fermento
1 copo de chocolate
1 copo de leite


A minha medida foi um copo de vidro dos yogurtes.

Confecçao

Bati as claras em castelo. Juntei as gemas o açucar depois de bem batido juntei as farinha com o fermento e o leite.

Dividi em tuas taças a massa ja pronta, e numa delas juntei o copo de chocolate (colacao).

Untei a forma do bolo, e juntei la alternadamente a massa branca, e a de chocolate, a branca e ade chocolate ate acabar a massa das duias taças.

Foi ao forno a 200ºC 30 min aprox.

Bonito, mas isso e o que eu acho, rsrsr

Tarte de delicias e macedonia

Hoje foi um daqueles dias que pensava e voltava a pensar sem saber o que ia fazer, lembrei da tarte mas nao tinha bacon, fiz de atum ha pouco tempo, nao tinha sobras de nada, enfim estava complicado! Mas tinha uma base para tarte de massa quebrada, comprada no continente por altura do Natal.

Fui a arca e assim de repente so vi delicias e macedonia, sera que combinam, questionava-me eu, mas so sei se a fizer, entao fiz a experiencia:




Ingredientes

1 chavena de macedonia
1 cenoura grande raspada
10 delicias do mar
1 cebola pequena
Oleo
Farinha
leite

Confecçao

Num tacho pus um pouco de oleo e cebola picada, deixei ficar transparente e juntei a macedonia. quando vi as ervilhas quase cozidas juntei as delicias esfiadas e a cenoura dixei refogar um pouco, e juntei uma chavena de leite e envolvendo o que estava no tacho, reduzi a temperatura para polvilhar (varias veses) com farinha e fiz isso e ao mesmo tempo ia envolvendo o preparado, quando ja estava com o aspecto cremoso temperei com sal e pimenta a gosto.

Forrei a tarteira de fundo amovivel piqueia com um garfo e juntei o preparado, foi ao forno a 180ºC 40 minutos. E ja esta.

Valeu a experinecia e combinan delicias e ervilhas, rsrsr