quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Francesinha /Portuguesinha

Diz-se que a francesinha foi uma invenção dos anos 1960. Daniel da Silva, um emigrante retornado de França, tentou adaptar o croque-monsieur (e uma espécie de tosta com queijo) para o gosto Português. Outras versões da Francesinha data do século 19. É um prato muito popular no Porto e é conotado com a cidade, embora às vezes possa ser encontrada em outro lugar em Portugal. Muitas vezes, é uma refeição ritual para alguns que vão comer uma vez por semana ou sempre que se reúnem com os amigos antes ou depois de assistir a uma partida de futebol (o FC Porto, Boavista, Salgueiros, ...)

Sabemos, e quem e apreciador de Francesinha que o molho e fundamental. mas as carnes também fazem a diferença, uma linguiça e salsicha fresca, o bife, o queijo e fiambre de boa qualidade fazem uma francesinha melhor.

Esta explicação (e copiadinha da net) deve-se ao facto de eu ir alterar a verdadeira francesinha, por isso vou chamar-lhe portuguesinha, rsrs

Hoje quis fazer uma surpresa cá em casa, eu começo a pensar cedo quando quero fazer surpresas, assim planeio e organizo para que não falte nada.

Fui ao talho e comprei:

2 bifes (ou febras)
2 linguiças frescas
2 salsichas frescas
4 fatias de queijo
2 fatias de fiambre

Fui a padaria que habitualmente frequento

e porque não me estava nada apetecer comprar um pão de forma, pedi para me venderem 4 fatias de pão do que usam para as torradas.

O Molho (aprendi com a empregada de um cafezinho que também frequento,  adoro as francesinhas desse café e não fazia a mínima ideia que se podia fazer assim um molho de francesinha) vejamos:

2 batatas
1 cenoura grande
1 cebola media
meia cerveja
1/3 de sopa de rabo de boi
piri-piri


Numa panelinha vai a cozer as batatas, cenoura e cebola, como se fosse um puré para a sopa, depois de cozido passa-se com a varinha magica, a parte desfaz-se a sopa de rabo de boi na meia cerveja e junta-se ao puré da panelinha deixamos ferver e temperamos com sal e piri-piri (aqui nesta fase fica ao gosto de cada um, podem juntar varias bebidas se tiverem, eu gosto assim). Esta quantidade da para mais do que 2 francesinhas, mas nada se estraga, o que sobrou levei ao congelador numa caixa de gelado e nas próximas já está feito ((*_~)).


Enquanto o molho fazia, grelhei no fogão as linguiças, a salsichas e as febras

depois de grelhados, recheei as fatias de pão-de-forma com 1 linguiça e 1 salsicha aberta, a febra, 1 fatia de queijo e uma de fiambre, e prensei um pouco no grelhador eléctrico.

Depois de bem prensado, cobri com fatias de queijo a gosto

Quando o queijo derreteu mais um pouco, passei para um prato fundo e cobri com o molho bem quentinho.


Servi com batatas fritas e foi uma surpresa alem de agradável, saborosissima.

Nham..Nham....